Turismo “céu, sol, Sul” ganha campanha para todo o Brasil

Na sexta-feira, destinos no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná vão ganhar visibilidade nacional por iniciativa do ministério

Fonte: Zero Hora

“O Sul é o meu Destino” é uma campanha para atrair a atenção de todo o Brasil para destinos na região formada por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Será anunciada na próxima sexta-feira (25), no Beto Carrero, em Penha (SC), com R$ 5 milhões aplicados na promoção dentro do país. À coluna, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, explicou que os três Estados listaram 74 destinos principais, que serão apresentados ao restante do país na TV, nas redes sociais, em portais do governo e em veículos de comunicação parceiros.

Além da campanha, o ministério planeja para novembro uma nova etapa do esforço, dessa vez vendendo o Sul para o próprio Sul, para incentivar viagens mais curtas. E com ajuda da Embratur, fazer o esforço chegar aos países do Mercusl. Segundo pesquisa do ministério, 30% dos deslocamentos no território brasileiro são feitos de carro ou ônibus. Provocado a escolher seu destino preferido no Estado, Beltrão foi diplomático:

– Seria difícil escolher, mas posso dizer que a Serra Gaúcha chama atenção.
E a região das Missões me encantou muito pelo turismo religioso.

Junto com o incentivo para o turista, o ministro acena com estímulos também para quem deseja investir no segmento.

– Lançamos um pacote para que o Brasil tenha turismo forte, assim como alguns países de Europa, América do Norte e Ásia. Nosso objetivo é desburocratizar o processo para quem quer investir no turismo brasileiro – afirmou.

Um dos motivos para a maior aposta na área é de que, na visão do governo, o turismo sofreu menos do que outros segmentos com a crise:

– Em todos os outros setores houve queda, mas turismo e agronegócio continuam avançando. Vários hotéis e pousadas estão sendo construídos, bares, restaurantes, inclusive no Rio Grande do Sul. No Sul, há dois aeroportos (Porto Alegre e Florianópolis) que entraram no rol de concessões. São investimentos altíssimos para receber mais voos, ter mais rotas. Além disso, Balneário Camboriú entrou na rota de transatlânticos.

Defensor da abertura de 100% do capital de companhias aéreas brasileiras a investidores estrangeiros, Beltrão avalia que a medida poderá aumentar a concorrência e reduzir preços da passagens aéreas. Desde o início da crise, as empresas que atuam no país perdem passageiros e enfrentam fragilidade financeira. Havia expectativa de que a mudança da legislação que exige 80% de capital brasileiro nas companhias aéreas nacionais fosse feita por medida provisória, mas o governo preferiu enviar um projeto de lei ao Congresso, que pouco evoluiu até agora.

– Com a abertura de capital, o mercado vai ter mais competitividade, rotas, e o preço cai. O Brasil tem cerca de 190 aeroportos com condições de receber voos diários. E só cerca de 130 operam todo dia, ou seja, tem espaço para crescer.

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