Empresa passou de 700 para 1.565 colaboradores. Portfólio da Alegra possui 119 produtos em 14 linhas
A Alegra Foods completou nesta última semana, três anos no mercado. Inaugurada no dia 22 de outubro de 2015 no município de Castro, na região dos Campos Gerais, à época o abate na unidade era de aproximadamente 2 mil suínos por dia, gerando 750 vagas de emprego. Agora, o número de abates já superou os 3 mil e hoje conta com um quadro de 1.565 colaboradores diretos – ou seja, mais que o dobro de quando as operações foram iniciadas. O investimento feito nas estruturas foi de R$ 300 milhões, aportado através do intercooperativismo da Frísia, Castrolanda e Capal. Agora, novos investimentos são realizados em infraestrutura, de modo que o faturamento da unidade atinja R$ 1 bilhão nos próximos anos.
“Em apenas três anos nossa marca cresceu muito. Nossos produtos caíram no gosto das pessoas, assim como nos ramos varejista, atacadista, food service e das indústrias. Hoje trabalhamos com mais de 119 produtos de 14 linhas, em pontos de venda de 18 estados brasileiros”, afirma o superintendente da Alegra, Ivonei Durigon. Ele completa a frase, explicando que a Alegra hoje exporta para mais de 25 países e mantém parceria com empresas como Ceratti, Ecoaxial, Outback, Madero, Boua e Fridays.
Do quadro funcional da empresa, 44% é ocupado por mulheres. Além disso, há a busca para o desenvolvimento local e regional. “No total, 40% do nosso orçamento de compras é destinado a fornecedores locais, o que valoriza a economia e o desenvolvimento regional. No último ano, também entramos como uma das empresas da Unium, marca institucional das nossas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, e que passou a representar os projetos em que as três atuam em parceria”, completa Durigon.
A Alegra é a primeira planta industrial de alimentos a conquistar o selo NAMI (North American Meat Institute), certificado pela WQS em bem-estar animal para suínos. A empresa também se preocupa com a responsabilidade ambiental, cumprindo com os valores das cooperativas e com as legislações, utilizando recursos energéticos naturais e realizando a gestão de materiais e resíduos.
Grupo curitibano visita fábrica
Como parte das comemorações, a fábrica da Alegra recebeu, na tarde da última segunda-feira (22), o Gastrotiba – grupo independente de empresários e chefs de Curitiba. Os seis representantes de restaurantes estiveram na fábrica para conhecer o processo de cortes da marca. Durante a visita, os chefs puderam conhecer as instalações e ver de perto os cortes especiais da Alegra, preparados e servidos nos restaurantes do grupo.
Fonte: A Rede