Dentro das iniciativas que vem adotando para colaborar no desenvolvimento econômico de Santa Catarina, a Assembleia Legislativa do Estado vai lançar amanhã ações para impulsionar o setor turístico.
As medidas incluirão uma campanha publicitária denominada Turismo com Valor, empenho para aprovação de legislação favorável ao setor denominada Lei Geral do Turismo de Santa Catarina e a constituição do Observatório do Turismo.
Esse observatório terá um portal de internet para compartilhar informações sobre o setor, vai incentivar a qualificação de profissionais dos setores público e privado e outras ações. O presidente da Assembleia, deputado Silvio Dreveck, é um dos mais entusiasmados com o projeto.
— Em Santa Catarina, do total do Produto Interno Bruto (PIB), o turismo representa 12%. Isso é muito significativo na economia. Quando a crise assolou o Estado, um pilar de sustentação foi o agronegócio, mas o turismo ajudou muito a superar esse momento difícil. Estamos lançando essa campanha para incentivar mais o turismo catarinense em toda sua amplitude, não só o turismo do litoral, mas em todo o Estado e os diversos segmentos do setor. É uma inovação que estamos fazendo com essa iniciativa – afirmou Dreveck.
Sobre a nova lei, segundo ele, o objetivo é ajudar a fortalecer o turismo no Estado. O trabalho será feito considerando as vocações turísticas de cada região. Um dos focos do observatório é melhorar a disponibilidade de informações, uma das carências enfrentadas pelas equipes que formularam o projeto.
A intenção, com a campanha, é fazer com que mais catarinenses viagem pelo Estado, tanto para lazer quanto para eventos e negócios, o que caracacteriza um turismo mais inteligente.
Uma pesquisa do Ministério do Turismo apurou que 14% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram a Região Sul. A iniciativa da Assembleia chega em boa hora porque mais brasileiros estão evitando viajar para o exterior e SC é um dos melhores destinos do país.
De Imbituba à Ásia
A chegada do primeiro navio da linha de longo alcance para a Ásia, na tarde desta terça-feira, no Porto de Imbituba, é aguardada com muita expectativa pelo governo de SC e o mercado. Um diferencial será o custo menor. Por isso o terminal vê potencial de atração de cargas principalmente do Sul e do Oeste do Estado e do Nordeste do Rio Grande do Sul.
Novo porto
O projeto do Porto Brasil Sul, novo projeto portuário de São Francisco do Sul da empresa WorldPort terá audiência pública de apresentação dia 14 de setembro, às 19 horas, no Clube Náutico Cruzeiro do Sul, em São Francisco. Foi marcada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para apresentação dos estudos ambientais que constam no Relatório de Impacto Ambiental. É a primeira audiência para licenciamento do terminal que planeja iniciar operação em 2021, movimentar 18 mil TUs por ano e gerar mais de 2 mil empregos.
Mesa cheia
Marca pioneira das agroindústrias catarinenses, a Perdigão, da BRF, lançou ontem a campanha nacional Gostoso é Mesa Cheia e Mesa Cheia é Perdigão. As peças criadas pela agência DM9 valoriza o que é importante para os brasileiros, as reuniões de família. A Perdigão está na mesa de mais de 38 milhões de famílias do Brasil.
Troca de comando
Após uma enxurrada de críticas pelo fato de a gigante BRF não ter dado lucro nos últimos anos, o conselho de administração da companhia decidiu trocar o CEO, o jovem Pedro Faria, que veio do grupo Tarpon. Informou que a mudança vai ocorrer até o final do ano e que será buscado um executivo de mercado. A propósito, nos bastidores, sabe-se que os acionistas querem também a saída do presidente do conselho, Abilio Diniz. No segundo trimestre do ano a companhia teve prejuízo de R$ 167 milhões.
Fonte: Diário Catarinense