Inauguração da planta de Chapecó será em 15 de outubro
O Frigorífico Aurora Chapecó 1 (FACH 1), integrante do conglomerado agroindustrial da Cooperativa Central Aurora Alimentos vai se tornar, partir de outubro a maior unidade industrial de processamento de suínos do Brasil. A planta de Chapecó passará a abater 10 mil cabeças por dia e empregará cerca de 5,5 mil trabalhadores (atualmente são 3 mil). A operacionalização da capacidade ampliada atingirá sua plenitude – de 10.527 suínos por dia – no primeiro semestre de 2020. Nesse estágio, o conglomerado Aurora Alimentos estará abatendo 25 mil cabeças por dia. A solenidade de inauguração está programada para 15 de outubro, dentro das comemorações do 50º aniversário de fundação da Aurora Alimentos.
A unidade (foto) começou a operar em 1992, empregando 432 pessoas para produzir cortes in natura de carnes suínas. Nesses 27 anos recebeu várias ampliações. O total de recursos aplicados no projeto global de ampliação de abates e industrializados na unidade FACH I foi de aproximadamente R$ 268 milhões, sendo 20% de capital próprio e 80% de capital financiado. A unidade é a única indústria brasileira que exporta carne suína in natura para os Estados Unidos. Também está habilitada para outros importantes mercados, como China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul e Chile, totalizando cerca de 20 países.
O incremento de produção se dará nas linhas de produtos já existentes: cortes congelados, linguiças frescais, salsichas, bisteca e mortadela. A unidade vem incorporando importantes avanços tecnológicos, como o abate humanitário com o uso do gás CO2, a robotização da paletização de industrializados, a automação no processo de embalagem de linguiças frescais e a automação e robotização no cozimento de mortadela.
Fonte: Revista Amanhã