Trezentas Araucárias são plantadas na Linha Verde em Curitiba

Mais de trezentas Araucárias foram plantadas na Linha Verde, na Região do bairro Fanny, em Curitiba.

O Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira (21/9), já começou a ser comemorado em Curitiba. Para marcar a data e a proximidade da Primavera, o prefeito Rafael Greca acompanhou o plantio de 324 mudas de araucária na manhã desta quarta-feira (20/9). Trezentas novas árvores foram plantadas na Linha Verde Sul, na Regional Pinheirinho, e outras 24 próximas ao Vale do Pinhão, no Rebouças.

A primeira das araucárias da Linha Verde foi plantada pelo prefeito com a orientação do professor Flávio Zanette, especialista da Universidade Federal do Paraná, responsável por pesquisas genéticas para que as araucárias cresçam mais rápido. “Assim comemoramos a Primavera que chega e o Dia da Árvore, celebrando essa que é a árvore mais preciosa do Brasil”, disse Greca. A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, também auxiliou no plantio.

“Quando Curitiba fez 300 anos, celebramos com o plantio de 300 araucárias no Sitio Cercado e no ano que a cidade comemorou 324 anos, plantamos 324 araucárias na Linha Verde e no Vale do Pinhão e assim será daqui pra frente”, anunciou. O professor Zanette destacou que pela primeira vez em sua história de pesquisa e preservação da árvore viu uma ação tão grande de plantio de araucárias.

A ação desta manhã também faz parte da política de intensificação da preservação da árvore-símbolo do Estado, cuja semente deu nome à cidade de Curitiba, que em tupi guarani quer dizer ‘muito pinhão’. “Avoquei a defesa dos pinheiros de Curitiba, os projetos e os prédios podem mudar, mas as araucárias, árvores contemporâneas dos dinossauros, precisam ser preservadas”, reforçou o prefeito.

No início do ano, por determinação de Greca, foram suspensas todas as autorizações de corte da árvore e formada uma comissão para deliberação a respeito dos pedidos. O grupo também a discute o refinamento das regras para a proteção das araucárias de Curitiba. O objetivo é rever os critérios e promover alterações necessárias na legislação municipal para garantir maior efetividade nos procedimentos de proteção atualmente vigentes.

“Além de ser um símbolo do Paraná, a araucária está ameaçada de extinção e apenas com ações mais efetivas vamos conseguir garantir que os exemplares dessa espécie sejam devidamente protegidos em nosso município”, explicou a secretária Marilza.

Rearborização

Greca comentou sobre a importância de promover a rearborização da cidade. “É um dever de todos nós nos ocuparmos das árvores e, sempre que tivermos que solicitar medidas compensatórias para companhias em crescimento na cidade, podemos fazer por meio do plantio de novas mudas”, sugeriu.

Das 300 novas araucárias da Linha Verde, 90 faziam parte de um acordo semelhante com a fabricante de seringas Becton Dickinson, localizada na CIC. “Eles precisariam derrubar uma araucária para a expansão da planta fabril, então pedi que plantassem outras 90 no lugar”, salientou o prefeito.

Presenças

Participaram do plantio o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, o administrador da Regional Pinheirinho, João Luiz Simões Cordeiro (João do Suco), e o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Educação também compareceram, além do diretor da Becton Dickinson, Joaquim Torres, funcionários da empresa e membros do CTG 20 de Setembro.

Deixe um comentário