Westrock tem a intenção de expandir produção anual de celulose em Três Barras

Westrock tem a intenção de expandir produção anual de celulose em Três Barras

Fonte: Correio do Norte

Quando começarem, as obras podem gerar até 2700 empregos temporários

CANOINHAS – O presidente da casa, Wilma rSudoski (PSD), participou nos últimos dias de reuniões relacionadas a investimentos econômicos que serão realizados na região. A primeira delas ocorreu na última sexta-feira, 25, na empresa Westrock, em Três Barras. No encontro, estavam presentes o diretor de projetos de expansão no município, Ali Abdul Ayoub, o diretor industrial de papel, Aliomar Schmelzer, e demais gerentes da empresa, além do prefeito de Canoinhas, Beto Passos, e o prefeito e presidente da Câmara de São Mateus do Sul (PR). Segundo Sudoski, a reunião foi direcionada à apresentação de um Relatório de Impacto ao Meio Ambiente referente à intenção que a empresa tem de expandir a produção de papel e que trará impactos diversos na região. “A empresa, preocupada com todos esses impactos, procurou ter um diálogo com os três municípios.” O encontro foi um dos primeiros passos para a discussão pública acerca da expansão da indústria. No mês de setembro, uma audiência pública será realizada no município de Três Barras com o objetivo de ampliar os debates sobre o tema.

Na sessão desta segunda-feira, 28, Sudoski utilizou a tribuna para repassar informações apresentadas na reunião. Segundo o presidente, o projeto de expansão visa um aumento de produção da fábrica para aproximadamente 1.900 toneladas de papel por dia. Como ainda é apenas um projeto, as obras não têm data para serem iniciadas e sua conclusão levaria até 22 meses, período em que podem ser gerados até 2.700 empregos temporários diretos, sendo cerca de 700 vagas direcionadas a profissionais da região. O edil lembrou que, além dos empregos diretos, a expansão movimenta a economia do município de forma indireta. “Movimenta o comércio local, os hotéis, os aluguéis, vans, ônibus, e, depois da conclusão da expansão, com certeza terá o seu retorno financeiro e oferta de trabalho”, relatou.

Apesar de ponderar que a expansão da empresa ocorre em um município vizinho, Sudoski destacou que diversos moradores de Canoinhas trabalham na indústria e utilizam o comércio e serviços da cidade. “Nós temos muitos canoinhenses que trabalham na Westrock e o nosso comércio local e prestadores de serviço fazem um grande aproveitamento desse crescimento”, afirmou.

A vereadora Telma Bley (PMDB) parabenizou o presidente pelas colocações e lembrou da importância do diálogo com a esfera pública a respeito da expansão, tendo em vista que atrai um grande número de trabalhadores de outras cidades. Telma destacou a necessidade de incluir nas discussões sobre o tema as questões do acesso aos serviços públicos de saúde e da segurança pública. O presidente relatou que, durante a reunião, os assuntos foram trazidos pelos diretores da empresa, que também se comprometeram a discuti-los diretamente com as secretarias dos municípios da região.

Deixe um comentário